terça-feira, 7 de abril de 2009

André Abujamra e Arnaldo Antunes e VA - Trilha Sonora Bicho de Sete Cabeças (2001)


DOWNLOAD

A contundência das imagens do filme Bicho de Sete Cabeças - que trata das desventuras de um jovem problemático que é internado pelo pai em um manicômio - contagia sua respectiva trilha sonora, que mistura temas originais de André Abujamra com quatro canções (e mais um remix) de Arnaldo Antunes. A diretora Laís Bodansky também incluiu duas músicas feitas especialmente para a trilha e outras duas pinçadas de discos alheios. O resultado é um álbum incômodo, claustrofóbico, desagradável até. E essas são as maiores qualidades do disco.

Nas curtas faixas instrumentais (entremeadas com diálogos sampleados do filme), Abujamra esbanja criatividade - e um certo senso de morbidez. Brinca de drum'n'bass distorcido, em Abertura e Corredor; aproxima-se de um tenebroso tom industrial com Eletrochoque e Fuga (que lembra algo do grupo americano Nine Inch Nails), No Ponto de Ônibus e Refeitório, estas últimas especialmente desoladoras. Abujamra apreendeu muito bem a barra-pesada do filme e construiu um painel sonoro perturbador, que casa bem com o drama descrito na tela.

As canções de Arnaldo (que, segundo a diretora, foram uma das inspirações para o roteiro) também se encaixam nessa viagem de loucura. Laís Bodansky sacou algumas das criações mais down do ex-Titãs para o CD: Carnaval e É Só (ambas do álbum Nome, de 93), com seus vocais soturnos e seu minimalismo instrumental, dão o tom depressivo do filme. A (suposta) esquizofrenia do personagem principal ganha vida na letra de Fora de Si, pauleira saída do álbum Ninguém . O único refresco (em termos) é O Seu Olhar, com seus vocais menos amargos e sua letra romântica.

O resto do álbum não abaixa a guarda. O grupo de rap Zona Proibida mergulha num pesadelo movido a crack na ótima O Caminho das Pedras; há a pura distorção, também com vocal rap, do Infierno (na turbulenta Satélites); e Zeca Baleiro se redime em uma bela versão para Bicho de Sete Cabeças (renomeada Bicho de Sete Cabeças II), mais conhecida com Geraldo Azevedo - destaque para o violão de Emerson Villani. Enfim, um disco feito para sonorizar uma viagem a um inferno na Terra. E que dá conta desse recado, sem perder de vista a beleza, ainda que sombria.

(Texto de Marco Antonio Barbosa)

Lista de Músicas:

1
Fora de si - Arnaldo Antunes

2
O caminho das pedras - Zona Proibida
3
Satélites - Infierno
4
Abertura e corredor - André Abujamra

5
O buraco do espelho - Arnaldo Antunes
6
Eletrochoque e fuga - André Abujamra
7
Carnaval - Arnaldo Antunes e Marisa Monte
8
No ponto de ônibus - André Abujamra

9
E só - Arnaldo Antunes
10
Refeitório - André Abujamra
11
O seu olhar - Arnaldo Antunes
12
Janela de apartamento - Décio Rocha
13
Bicho de sete cabeças II - Zeca Baleiro

14
O nome disso (Remix) - Arnaldo Antunes

2 comentários:

AFC disse...

Poxa queria tanto essa trilha do bicho de sete cabeças, mas este link nao tá funcionando!!!
Tem como disponibilizar de novo?

Matheus M. Garcia disse...

Também procuro esta trilha a anos na internet e só encontro link quebrado...Se puder upar novamente fico grato!