segunda-feira, 16 de março de 2009

DJ Dolores - 1 Real (2008)



DOWNLOAD

Ao contrário do que sugere o prosaico título, 1 Real, o novo álbum do DJ Dolores é um projeto valioso em vários aspectos para a música pop brasileira atual. Buscando incorporar os signos da miséria recifense ao seu trabalho, o artista expande as possibilidades de sua música e realiza um disco interessante e moderno. Fugindo de rótulos, o músico transita entres os ritmos regionais, o reggae e o rock, sem perder a mão.

Assumidamente mais internacional, 1 Real talvez se enquadre positivamente na já tão batida, mais ainda necessária, denominação de ‘world music’. “Tocando Terror”, umas das faixas mais interessantes do disco, é uma espécie de carimbó com doses de latinidade onde Tiné, vocalista da banda Academia da Berlinda, mostra o quão importante é acertar na escolha dos colaboradores de um trabalho. A cantora Isaar, parceira do DJ Dolores desde os tempos da Orquestra Santa Massa, assume a maioria dos vocais em canções inspiradas como a rabecada e eletrônica “Deixa Falar”. Outras participações especiais ficam a cargo de artistas como Mônica Feijó, Silvério Pessoa e Hugh Cornwell, da banda inglesa protopunk The Stranglers.

Outros destaques de 1 Real são as ótimas “Flying Horse”, indie rock com levada setentista, e a melancólica “Saudade” que, segundo o próprio, foi inspirada no clássico forró “ A velha debaixo da cama”. A parte instrumental do trabalho é um caso à parte no qual se constata o talento de músicos pernambucanos como o guitarrista Fernando Catatau, o baixista Júnior Areia e Yuri Queiroga, o “bombril” do álbum, presente em praticamente todas as faixas.

Texto Retirado da Revista O Grito.

0 comentários: